30 maio 2007

Pg de Sant Joan




Reparei logo que apesar de ser uma longa avenida é bairro. Jardins com baloiços, banquinhos, árvores, relva.
Vi um grupo de cinco velhotes quase em círculo, nuns bancos que estavam ao sol (o resto da rua não). Estes bancos fixos ao chão não são feitos para conversar, ainda menos para velhotes que ouvem mal.
Sentei-me ali. Só o Casal conversava enquanto dava pão às pombas.
Ao meu lado esquerdo sentou-se um Sr. que conversou com a Sra. ao lado. Não sei se estarei a ocupar o lugar da 7ª pessoa. Estranham a minha presença mas deixam-se estar. Olham-me com curiosidade que desatenta se os olhar. Mas eu não faço essa maldade. Sou talvez a novidade do dia.
Caracóis. Casaco preto. Carteira bege. Um cachecol preso à carteira e a garrafa de água no outro bolso. Já viram que tenho a máquina porque tirei uma fotografia “às pombas”.
Ao meu lado direito estava um velhote, deve ter tido frio e foi embora. Veio outra velhota e também não tive tempo de lhe tirar uma fotografia.
O Sr. à minha esquerda acabou de se despedir e quase sem esperar a Sra. também foi.
À minha frente o Sr. aproveita a deixa (o da fotografia 2) despediu-se do casal.
Fiquei com o casal e reparo que são os únicos que continuam a ter sol!
Apontamento de um fim de tarde delicioso.
(O Sr. cospe para o chão!)

Barcelona: 7.abril.07

30.maio.07
Hoje, não sei porquê, lembrei aquele passeio, lembrei o banco junto daquele grupo de moradores do bairro e esta fotografia a preto e branco que lá tirei. Será que a esta hora estão lá? No único espaço da rua com sol por volta desta hora?
Detesto reler coisas que escrevi, mas hoje, estranhamente, reli.

Peço desculpa pelo parentesis final, mas não seria verdadeira se não o escrevesse, porque na altura escrevi mesmo! (não me lembrava) Ainda assim consigo achar-lhe graça! Quebra, sem quebrar, o momento.

1 comentário:

Nuno disse...

Sinto-me sempre lá com as tuas descrições. E gostei especialmente do parêntesis...torna o que poderia ser uma cena de filme, em algo muito mais humano e real.

É bom viajar com o pensamento.