30 julho 2007

Dia triste para o cinema



Ernst Ingmar Bergman (Uppsala, 14 de Julho de 1918 — Fårö, 30 de Julho de 2007) dramaturgo e cineasta sueco.
Ouvi na rádio que morreu. Fiquei triste. Vida cheia de cinema, de fabuloso cinema (não sou eu que o digo, assim como não fui eu que o chamei o cineasta das mulheres mas parece-me muito bonito). Triste de ele não ir filmar mais.
Conheço pouco. Muito pouco. Mas lembro-me que me disseram que valia a pena ir ao Alvaláxia ver (a única sala em Portugal que o iria projectar, e na bilheteira perguntei... tinha a ver com a tecnologia de projecção que tinha de ser a melhor). E eu fui. Num dia difícil. Fui sozinha. Não esqueci mais aquela filmagem, os tons de Outono. Aquele sítio que queria conhecer. Aqueles dois velhos que reconheciam um amor longínquo. Os violoncelos. Aquelas duas casas maravilhosas.

Disseram-me, um ou 2 anos depois, com displicência, que era demasiado amargo para a minha idade. Não respondi, mas fiquei irritada.







(clicar para ver as fotografias maiores)

2 comentários:

catarina disse...

o mundo perdeu, sem dúvida, um Artista. daqueles que merecem maiúscula no início da palavra, e é sabido como eu as evito (às maiúsculas). um génio sem precedentes aliado a uma sensibilidade única (e, há que dizê-lo, intensamente sueca) fizeram deste homem um realizador absolutamente espantoso. como tudo o que é demasiado bom, não teve nenhum êxito de bilheteira. mas teve o reconhecimento dos que o amaram, a ele e à sua obra.

det vilar i fred, Ingmar.

PS: hmm... já o motivo pelo qual lhe chamavam o cineasta das mulheres pode ter várias interpretações, mas a mais óbvia não é tão bonita quanto te possa parecer:) o tipo era um mulherengo incorrigível, casou 5 vezes, para além dos mais que conhecidos casos extra-conjugais com as actrizes dos seus filmes... bem, ninguém é perfeito:)

my name disse...

por vezes mesmo do pior se pode criar coisas muito boas...