03 outubro 2007

Piano. Jazz. Alice. Itália.













Eu não queria mesmo estudar. Um esforço tremendo.
Depois fechei os olhos sem que ninguém visse. Pensei (não pela primeira vez, mas agora mais claro) naqueles que têm de se empenhar muito para serem bons, bons a sério.
E foi claro para mim, nesse momento, pensar nos pianistas. Não chega o dom. A música é qualquer coisa demasiado grande para eu conseguir perceber.
E imaginei, por razões também muito claras, o Bernardo Sassetti, horas sem fim, pela noite fora (como o ouvi dizer numa entrevista) a compor.
Mudei o mp3 para Nocturno.
Oiço quando é precisa calma, de fora para dentro.

Agora encontrei-o nesta página AQUI:

Para Sassetti, o silêncio é uma peça essencial em qualquer filme. Essa convicção leva-o a criticar a forma como as bandas sonoras servem muitas vezes o produto comercial e não o produto artístico.”Existe uma necessidade enorme de ter música de fundo quando o silêncio é fundamental para contar uma história. Isto porque o negócio dos filmes está no seu aluguer e venda, e as pessoas precisam de som na televisão para continuarem em sintonia. Imaginem uma senhora em casa a ver televisão e que depois se levanta para ir à cozinha… a música ajuda a mantê-la agarrada ao que estava a ver, não é? Isto é uma forma comercial que para mim é insuportável”.(...) "O que gosto de fazer é tirar a palha da minha música. O jazz é uma música improvisada, é muito fácil mostrar que temos técnica ou que sabemos fazer muitas coisas mas quando se chega a uma certa altura acho que isso é totalmente desinteressante. O que quero fazer é espremer a música até à sua essência. É uma simplicidade que não é simplista mas que é simples”.


A imagem é de Alice. Filme mais que bonito com banda sonora de Bernardo Sassetti.
E para meu espanto (!!) descobri que o filme que vi há cerca de 15 dias "O talentoso Mr. Ripley" também contou com ele, na altura no Guy Barker International Quintet. Invejável este ambiente de Tu Vuo' Fa' L'Americano - (re)vejam este pedacinho e digam se não vontade de correr para lá!

Sem comentários: