03 julho 2008

Será machismo?... II





















Tenho ouvido médicas dizer mal dos maridos.
Soa-me a desabafo que não conseguiram conter. Sai de repente. E depois parecem envergonhar-se. Eu nunca comento. Nunca.

Penso.
- Não tiveram estas mulheres várias hipóteses de escolha? São inteligentes, são bem-sucedidas, são viajadas, já viveram noutros países, já trabalharam em muitos locais. Regra geral não casaram muito novas nem com o primeiro namorado.

Discorro.
- Sim, já me explicaram que isto de serem inteligentes e bem-sucedidas não quer dizer nada. Podem ser formas de ameaça.

Oiço.
- Elas dizem mal, no supetão das suas palavras explode “O meu marido é muito desorganizado! E os homens nunca abdicam das coisas deles pelos filhos ou pelo que quer que seja!”… outra… “Nós mulheres, na profissão, na educação dos filhos, na organização da casa, no social, para eles (os maridos) somos Fantásticas!!! Mas para tudo o resto somos sempre umas ignorantes!!” (referia-se à negociação de uma multa).

Enfrento.
- Sem dizer nada, discordo. Não são todos assim, eu sei que não são! Pode não ser muito fácil adivinhar, perceber… a vida toda é que diz, mas não, isso não é assim!

Cismo.
- Nas dezenas de crianças que vi no internamento nenhuma ficou acompanhada pelo pai.
Em quase 200 crianças que devo ter visto nas urgências só vi uma acompanhada do pai… e ele não sabia rigorosamente nada do que se passava (há quantos dias está com febre? De quanto é? Mas também tem tosse? Tem diarreia? Não sabia NADA-NADA!) e foi evidente que nunca tinha despido ou vestido a sua filha de 3 anos. Enrascado queixava-se que a mulher é que sabia explicar… mas que não podia MESMO estar presente.

Irrito-me.
- A atitude das mulheres pode ser errada. Machista também. Mas não são estes homens capazes de pensar e agir pelo que é correcto e equilibrado e não pelo que aprenderam (sim, se fazem tantas coisas de forma diferente daquela a que foram ensinados, porque não aí também?) e não pelo que é cómodo, displicente, injusto?...

Estou farta de tanta desculpa.

pintura de Paula Rego

Sem comentários: