02 setembro 2008

Mini-saia






















Na urgência vestem-se fardas. Aqui azuis.
Há muitos médicos que só fazem urgência. E diz-se que se torna um vício. Fazer urgência dá dinheiro. Fazer dinheiro torna-se o centro das preocupações.
Vejo-os contar, na mesma, as horas que faltam para sair… E eu espanto-me que a seguir àquelas 12 horas, seguem-se outras 12, ou outras 24 ou mesmo 48h de urgência… noutro hospital, depois outro ainda, quantas vezes.

Oiço:
- No ano passado fazia, por semana, 40 horas aqui, 20 noutro hospital e 5 numa clínica privada (65 horas/semana, dá cerca de 9horas por dia, 7 dias... penso de mim para mim)

- Tento dormir 8 noites por mês em casa, para estar com a família.

Converso:
Ela: Estou a precisar de tempo para mim, para descansar, para cuidar de mim.
Eu: E não tens hipótese de reduzir o teu horário? (eu sabia que era perfeitamente possível)
Ela: Eu estava a ver se conseguia trabalhar menos, ganhando o mesmo.
(Eu pensei… isso não seria muito certo, pois não? Mas a cara dela sofria.)

Quando os vejo deixar de usar as calças da farda azul… quando surgem as calças estilosas e as mini-saias… quando as socas são substituídas pelos grandes saltos e sapatilhas giras. Quando surgem os brincos, colares, relógios caros, pulseiras… PENSO… isto não faz sentido nenhum aqui!! Este pessoal está a entrar em crise, anda trabalhar a auto-estima aqui?

Mas depois paro. Aquieto-me. E percebo que surge assim, finalmente, a sua humanidade.

Sem comentários: