04 novembro 2008

Entre les murs


A TURMA
Realizado por Laurent Cantet
Baseado no romance autobiográfico de Francois Begaudeau, que é também o professor neste filme.
Vencedor da Palma de Ouro para melhor filme na 61ª edição do Festival de Cinema de Cannes.

Dá-me raiva como lentamente a palavra "privado" ganha elogios e benesses.
Dá-me ganas ver como as ideias de qualidade dos hospitais privados em detrimento dos públicos, bem como, das escolas públicas em favor das privadas ganha caminho, ganha força. A campanha não se faz nos outdoors, nem na boca de quem fala em tribunas. Mas a ideias caminham, alastram, contaminam. Sem pudor comenta-se, conclui-se, defende-se. E ao mesmo tempo tomam-se medidas para tornar impossível tratar ou ensinar nas instituições públicas, pressiona-se, mina-se.



Este filme mostra uma escola pública parisiense.
Era eu pequena e já tinha quem me dissesse "em Paris é impossível aprender nas escolas públicas!" A ideia caminhou mais rápido lá.
E este filme mostra essa dificuldade... essa dificuldade que é criada não pela escola, mas pela discriminação, pela pobreza, pela falta de saída que pode invadir uma escola pública que se quis (a nível nacional e num processo desejado) que caísse. Não apresenta soluções, e no entanto, vemos, sabemos que ensinar uma comunidade "múltipla, abundante, complexa” podia ter tudo de bom, tudo de possibilidades.
As escolas privadas estão muito convencidas de que se aprende a ser gente vestindo-se bem, comportando-se bem, tendo boas notas, aprendendo música e fazendo ginástica, (e às vezes também se reza)... entre outros meninos e meninas que nos acompanhem e queiram ser assim... MAS essencialmente aprende-se a ser gente conhecendo gente!

Sobretudo um filme muito honesto.

5 comentários:

palmo_e_meio disse...

É nestas alturas (ou melhor, quase sempre que venho ao teu blog) que fico desconsolada por viver em Coimbra...

Olha o que outros dizem também...

http://havidaemmarkl.blogs.sapo.pt/394047.html

http://osdiasuteis.blogs.sapo.pt/ (em 3 de Novembro)

palmo_e_meio disse...

Afinal este está em Coimbra :)
weee...

balada dum estranho disse...

De facto as politicas educativas vão na prática num mau sentido em muitos aspectos. Mas na questão do público/privado o que assusta de facto é perceber a tendência para a separação, entre os que podem e os que não podem, não existindo desta forma uma verdadeira diversidade social, económica e cultural dentro das escolas. Facilmente constacto que os meus alunos pertencem numa larguíssima maioria às classes média-baixa e baixa. A médio prazo esta segregação pode ter efeitos perversos na formação dos cidadãos e no que é viver na diversidade.

balada dum estranho disse...

(constato e não constaCto, obviamente)

Luís disse...

Obrigatório para professores. Para quem gosta de ensinar e para quem ainda vai gostando de ser ensinado :)
Beijinho

P.S: não sabia que o actor era o professor em cuja biografia se baseou o filme. Mas o certo é que em nada isso lhe retira mérito algum, antes pelo contrário.