05 maio 2007

a quem virá















Sabes… eu não faço ideia de quem vais tu ser.
E nessa imensidão toda a parte de saber se és rapaz ou rapariga é uma parte bem pequena e que se descobre depressa.
Todos me perguntam por ti.
Não sei quem serás mas queria dizer-te algumas coisas.

A primeira é que dificilmente terias maior sorte com a barriga onde estás. A tua mãe é muito bonita, em tudo, e eu sei que tu vais gostar de a ver quando nasceres. O teu pai é muito meigo e imagino-o a olhar para ti, perdido do tempo, feliz como ele sabe ser.

Não te quero oferecer coisas, terás muitas prendas (ainda nem nasceste e já tanta gente gosta de ti!). Mas prometo-te o meu tempo. Esse tempo que os adultos têm a mania irritante de dizer que nunca chega, claro que chega. O meu tempo para brincarmos ao que tu quiseres, para te ajudar a descobrir que os brinquedos têm infinitas possibilidades, que é bom encontrá-las (mesmo sem pilhas, partidos ou sem jeito nenhum). O meu tempo para brincarmos com barro (sabes, as probabilidades de teres mais jeito que eu são muitas, mas divertimo-nos na mesma), para treparmos às árvores (estou um pouco destreinada mas não perdi o gosto), para te adormecer, para molhar os pés em diferentes águas, para te deixar só com os teus amigos, para saltarmos em cima de colchões e nos escondermos de quem chegar a casa, abafando os risos. Tempo para te ouvir contar das tuas coisas. O meu tempo para te deixar ser quem és.

Também posso avisar-te que te vais zangar comigo. Não te vou deixar portar mal… porque há a diferença entre fazer disparates (que sabem mesmo bem!) e agir mal. Não te preocupes, também te explico que isso aprende-se devagar, pela vida fora.

Preferia que não me chamasses tia. Sei que não é por ser tia que serei mais importante para ti, por isso chama-me pelo meu nome. Também não tentarei ser o teu adulto preferido (os adultos têm esses caprichos). Vou gostar de sentir que vens ter comigo só porque te apetece.

Queria dizer-te que te espero serena, atenta.

5 comentários:

Anónimo disse...

comoveste-nos...
és muito linda!


joana patricio

Luís disse...

:)
um grande post ;)
a palavra tia é em si um pouco pesada. Concordo. Faz lembrar uma pessoa na casa dos seus 30 anos...pessoalmente também não gosto lol
parabéns para a tia babada, para os pais e para quem está para vir ;)

Ze&Jose disse...

a quem virá,
olhando para a tua árvore geneológica, reparo que tens apenas duas tias, (sendo que uma delas aparentemente nem está muito para aí virada) e nada de tios... por isso, se achares o meu nome (zé) muito complicado de pronunciar, ou simplesmente para me distinguir dos muitos Zés que conhecerás, estás na boa, podes tratar-me por tio.
Um beijo

my name disse...

isso é muito "betinho" para o/a meu/minha sobrinha!!!! joana, não deixes! :)

Anónimo disse...

Se não existirem outras vidas, este SER que aí vem estará a perder toda uma onda de carinho espectacular já gerada à sua volta. Por isso tem de haver outras vidas antes e depois da que está a chegar.