16 maio 2007

Sabem viver!














Sabem não fazer nada dando a ideia de que fazem muito.
Aparente competência.
Sabem nunca estar quando são precisos e estar sempre quando são notados.
Sabem guiar uma conversa para onde lhes interessa, uma discussão para a área que dominam, esquivando-se elegantemente ao que lhes foi perguntado.
Sabem ser simpáticos, bajuladores, interessantes. Sabem dar pancadinhas nas costas, dizer os mais mentirosos elogios.
Sabem vestir-se, comportar-se, movimentar-se entre os demais.
Sabem dizer meia dúzia de banalidades sobre qualquer assunto com o ar mais inteligente e culto deste mundo.
Sabem informar-se, sabem sempre o que é mais perguntado, o que deve ser respondido e como deve construída a resposta. Sabem o que o professor detesta (ainda que seja a técnica mais que aprovada para a questão. Se o professor não gosta não evitam nomeá-la, dizem mal, muito mal dela!). Não perdem tempo a estudar tudo, poupam-se.
Sabem dar uma airosa facadinha em quem se cruza à frente.
Sabem falar da sua vida. Sabem encher a descrição. Sabem competir no “sou mais bem sucedido que tu”. E falam muito sobre si.
Falam-falam-falam. Seduzem.
Gostam de cinema, de teatro, de pintura e de literatura.

Sabem viver.
Sei-os rotos-rotos.
Tão rotos que não tenho a menor paciência, a menor vontade de os confrontar. E não confronto.
Sei-os rotos.
Ai mas dá-me uma inveja, às vezes!!!! Sincera inveja. Sabem viver!

2 comentários:

Anónimo disse...

inveja não... a mim costuma-me dar mais para o desprezo, o que também não é um sentimento muito adequado. Não sei se sabem mesmo viver. Não acho que se consiga ser muito feliz assim, só que só se percebe passados uns anos...
beijinho
Filipe

my name disse...

oscilo entre a inveja e a enorme convicção de que, ainda que conseguisse, não o faria.
mas nos dias em que estou zangada invejo.