17 abril 2008

40 anos GEFAC













"As diversas manifestações da cultura popular constituem, por excelência, o momento em que um povo fala lealmente de si,o momento onde um povo se revela na sua maneira de ser própria.

Enraizado nesta consciência, o Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC) é fundado como Organismo Autónomo da Associação Académica de Coimbra em 1966, tendo desenvolvido desde aí um exaustivo trabalho de recolha, tratamento e divulgação das manifestações tradicionais.

O GEFAC utiliza as manifestações populares numa perspectiva criativa, principalmente nos ajustamentos aos aspectos cénicos, que permitem produzir um espectáculo globalizante, não tanto empenhado em demarcar regiões, mas sim em o sentir que provocou o aparecimento das manifestações."

in www.uc.pt/gefac


Este post aparece já com atraso. Mas gostei muito deste espectáculo "GEFAC e amigos", no TAGV no dia 12 de Abril. A apresentação das músicas e dos amigos (os convidados) foi feita de uma forma muito próxima, como se alguém nos explicasse ao ouvido e com cuidado as pessoas que entravam.
E as músicas muito bonitas. ou muito alegres. ou muito divertidas, sendo muito difícil resistir a levantar da cadeira e dançar.

E eu queria tocar concertina. e gaita de foles. e as percussões todas. e as guitarras. e o saxofone. e o cavaquinho. e saber cantar. e poder fazer parte dos pauliteiros.

Sem comentários: