01 outubro 2008

Leituras em férias I

Um livro muito simples de ler. Fala de evolução, de investigação, do problema da partilha da ciência e da descoberta. Fala de política. Fala de violência.
Aqui, a personagem principal obriga os filhos a fazer algo que eles não querem, que eles recusam, que vai contra o que eles sempre conheceram. Tenta convencê-los da necessidade de se ultrapassarem.

" - É inconveniente. Não o nego. Mas é novo. Vai necessitar de um período para se habituarem, se vocês algum dia o conseguirem. Mas não é possível construir uma barragem de água sem criar barreiras, inibições, frustrações, complexos. É uma ideia que retirei da observação dos castores. Eles detêm rios, e reparem na força com que a água jorra pela estreita abertura que é deixada. Olhem para as Murchison Falls, ou, melhor ainda, reparem nas Victoria Falls. Isso dar-vos-á uma ideia daquilo de que estou a a falar: obstrução para desenvolver uma força irresistível. Só que nós não somos rios. Isto é algo que tem que ser feito nas nossas cabeças."

obstrução para desenvolver uma força irresistível
guardo. penso nas escolhas que se seguem.
há áreas da vida em que já sei que não quero, não preciso, fazem-me mal as obstruções. mas noutras... será?

3 comentários:

Nuno disse...

Humm...Fiquei curioso. Aconselhas à minha pessoa?

palmo_e_meio disse...

Dúvida/protesto: Meioeu?! Não tiveste já tu este livro em tua casa emprestado pela minha pessoa? Pelo menos a dica já tiveste..

Curiosamente ainda não li, mas está na minha mesinha de cabeceira, por conselho de alguém que lê igualmente livros com qualidade..

my name disse...

já percebi que tenho de ser cautelosa com os entusiasmos que transmito neste blog (já me iam matando por irem ao cinema e depois não gostarem do filme!). O livro é muito simples, não sei se não deveria ser lido mais novo... ainda assim acho que vale a pena, lê-se rápido e eu, pelo menos, pensei em coisas que nunca tinha pensado. não pode ser lido como muito sentido científico mas, sem dúvida, com sentido de humor!