01 outubro 2008

Leituras em férias II

Eu queria ler o livro devagar. Mas foi impossível. Devorei-o!
Sorte que fui colando post-it junto a tudo o que ia gostando. E são tantos!


Um homem ambicioso, que preza a verdade, o amor, o falhanço, os sonhos, as pessoas, as equipas, os pormenores.

Um exemplo só:


Jai, a mulher de Randy, sem querer bateu com um dos carros no outro (ambos os carros do casal). Nervosa espera Randy, prepara tudo para que o impacto da desastrosa notícia seja menor.

"Ficou surpreendida. Não estava zangado. Quase nem parecia preocupado. Tal como ela viria a saber, a minha reacção ponderada tinha a sua origem na educação que recebera.(...) «Amanhã de manhã», prometeu «vou pedir o orçamento da reparação.»
Disse-lhe que não era preciso. As amolgadelas não faziam mal. Os meus pais tinham-me educado com a noção de que os automóveis existem para nos levarem do ponto A para o ponto B. São objectos utilitários e não expressões de estatuto social. Por isso garanti a Jai que não precisávamos de cuidados cosméticos. Podíamos viver com as amolgadelas.
Jai ficou um tanto ou quanto chocada. «Vamos mesmo andar com os carros amolgados?», perguntou.
«Bem, não podes ter apenas uma parte de mim, Jai», expliquei-lhe. «Apreciaste a parte de mim que não ficou zangada quando duas "coisas" que nós temos ficaram magoadas. O reverso da medalha é a minha convicção de que não se deve reparar as coisas se estas ainda fizerem o que é suposto fazerem. Os carros trabalham. Vamos conduzi-los.»
Está bem, talvez isto mostre que sou um pouco bizarro. Mas se o nosso balde do lixo, ou carro de mão, ficar amolgado, não vamos comprar um novo. Talvez isso se deva ao facto de não utilizarmos latas de lixo e carros de mão para comunicarmos o nosso estatuto social ou a nossa identidade aos outros. Para Jai e para mim, os carros amolgados transformaram-se numa asserção do nosso casamento. Nem tudo precisa de ser reparado."

3 comentários:

mjp disse...

se ainda não viste, vê
http://www.youtube.com/watch?v=ji5_MqicxSo

a ultima aula que deu origem ao livro

my name disse...

eu vi sim (depois de ler o livro), mas como sempre... os livros explicam mais, contam mais das pessoas do que as palestras :)

Luís disse...

está em lista de espera na minha estante.
Pequenino bem jeitoso para ler numa tarde de outono :)