31 outubro 2008

Livros






















Eu estava a conduzir para o Porto. Ouvia rádio. Quando me lembro desta conversa, desta ideia, lembro-me que atravessava a ponte da Arrábida. Num dia de início de frio.

Encontrei Nuno Nabais na TSF.
Nuno Nabais é professor de Filosofia e o livreiro da “Eterno Retorno”. Cheguei a cruzar-me com ele no Bairro Alto na sua livraria. Ali bem perto ficava já a "Ler devagar". Em qualquer uma delas me deixei perder. Uma delícia. Agora as duas livrarias podem-se encontrar juntas na Fábrica Braço de Prata, e também lá gostosamente me perdi.

Para Nuno Nabais é muito importante construir uma sala da livraria pegando numa ideia do Aby Warburg [que Nuno Nabais explica] "Os livros devem estar estruturados como uma experiência de conhecimento. Os livros não estão organizados por ordem alfabética nem por secções temáticas. Cada livro deve estar ao lado de outro livro que tenha uma relação com ele. De maneira que uma pessoa pegando num livro, se for seguindo a rede, chegaria a todos os outros livros."


Nunca me tinham explicado esta forma. E eu achei-a mesmo bonita.
A ver se não me esqueço.

1 comentário:

balada dum estranho disse...

Após duas tentativas frustradas de ir à Braço da Prata, ainda continua em stand by:(