27 março 2011

Tu Gaio, ego Gaia

O casamento romano era muito simples.
Os nubentes limitavam-se a dizer “tu Gaio, ego Gaia”.
Significa: se tu estiveres feliz, eu ficarei feliz.
Mas, uma vez que Gaio era um nome próprio,
significava também “Se tu fores o Gaio, eu serei a Gaia”,
como quem diz “se fores o Mário eu serei a Maria”
ou “se fores a Francisca eu serei o Francisco”.
Ou sejam: reconheçam todos que esta pessoa é aquela que me é mais próxima, a que deve ser atendida em primeiro lugar (na ausência de filhos menores) e a que me representa na minha impossibilidade.
Ela é a minha família mais chegada.

Rui Tavares, Texto: Casamento≈contrato

Inspirados nesta expressão do casamento romano, dissemos nos nossos (também breves) votos de casamento:
se tu estiveres feliz, eu ficarei feliz.

2 comentários:

Anónimo disse...

onde é que está o botão LIKE do facebook? jl

Anónimo disse...

e eu derreti ao ouvir...

mana